Newton e o Grande Truque


Conversando com dois amigos nerds sobre física comentei que é bom o fato do universo quântico ser tão fora do que estamos habituados a ver no mundo macroscópico. Disse:

-Graças a esses fenômenos bizarros, como a bi locação do elétron, é que podemos, hoje, acreditar em tele transporte. Se o universo fosse Newtoniano até o fim não teríamos possibilidade de construir coisas fora das leis newtonianas.

Lembrei de uma das falas finais do filme “O Grande Truque”:

“O mundo é sólido. Sólido até o fim”.

Mágica nos fascina. Queremos ver algo que nos impressione. Se alguém provar ser capaz mover objetos com a mente, voar ou se bi locar, não á quem não ficaria surpreendido, seja cientista, medico, pastor ou filósofo. Se alguém pudesse provar que atravessar paredes sólidas é possível despertaria o interesse de todos. Todos queremos algo que mostre que o é viável se fazer o impossível, mas sempre nos chocamos com um mundo sólido, sólido até o fim.

Mas o mundo não é sólido até o fim. As leis do universo não são descritas pelas leis da mecânica que estamos habituados a ver. Hoje o homem explora características naturais que nunca antes alguém teria coragem de chamar “naturais”. Com o pouco que sabemos sobre física quântica, hoje, podemos melhorar computadores e redes de informação, mas isso não é nada se comparado com o potencial tecnológico que esse ramo da ciência pode trazer. Já é possível experimentar macroscopicamente a bi locação, já é possível tele transportar um átomo pesado por alguns metros de distância, já é aceitável a idéia de produzir energia a partir da ante matéria.

Da próxima vez em que olhar para uma parede imagine que, na verdade, ela é composta de átomos (pense no átomo como bolinhas) e que o espaço vazio entre esses átomos é mais que dez vezes o tamanho do próprio átomo (isso é 90% da parede é vazio). Agora pense que esse átomo (bolinhas) são, na verdade, uma nuvem de elétrons em torno do núcleo e esse núcleo corresponde a, talvez, 1% do volume do átomo. A parede é como uma rede larga de pontos insignificantes. VOCÊ É UMA PENEIRA COMPOSTA POR PARTÍCULAS INSIGNIFICANTES. Tanto a parede como você possui mais vazio que... Que... Afinal o que existe de fato na meteria?

O mundo pode parecer sólido para um observador comum, mas de forma alguma é sólido até o fim.

É ai que está o milagre. Esse é o caminho para o impossível. Essa é a verdadeira fascinação, o que realmente deslumbra o homem.

Então deixe de preguiça e vai estudar física!


“Se o universo fosse newtoniano até o fim seria impossível fazermos algo fora das leis newtonianas”.

3 comentários:

  1. Hei!

    Uau!

    Muito boa essa reflexão. Realmente, quando os físicos do fim do século XIX disseram que a física tinha acabado estavam redondamente enganado. Tanto a quântica quanto a relatividade trazem de volta o ar sonhador do cientista.

    Elas nos mostram possibilidades que antes seriam impensáveis, uma das reflexões que eu mais gosto é a da importância da presença de um observador consciente para o colapso da função de onda (interpretação de Bohr), fiz até um post sobre isso nO Metafísico: http://ometafisico.blogspot.com/2009/04/sobre-mecanica-quantica-cosmologia-e.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. o terror dos blogs chegou, mairo vieira sousa, yes, \o/, rsrsrsrsrsrs.
    como sou novo neste blog vou me apresentar: sou professor de biologia, brasileiro e paraense.
    como ja foi dito antes sou biologo e não fisico, porem, tenho muito fascínio por este campo da fisica.
    e recentemente uma serie de documentarios foi exposta na tv escola que abordava o sobre o átomo e consequentemente sobre o campo da fisica quantica é meu interrese sobre o assunto só aumentou, e gostaria que vc dedica-se pelo menos 2 post aos 2 dilemas abordados na fisica quantica que são a gravidade e o atomo e o paradoxo do gato (realmente não achei um termo mais adequando para falar sobre isso).
    vou esperar ansiosamente por estes posts, ate mais, xau.

    ResponderExcluir
  3. Tá vou seguir o conselho...


    Eu TENHO que estufdar física!

    ResponderExcluir